Área de Clientes

DÚVIDAS

O que é Clipping eletrônico

O que é clipping?

Originário do inglês clip, que significa cortar, reduzir. Usado no meio cinematográfico, para representar a pequena parte cortada de um filme completo, constituindo uma separata, foi adotado pelo jornalismo, como um serviço de imprensa.

No que consiste esse serviço?

O serviço de clipping consiste em extrair de um veículo de comunicação (Rádio, TV, Internet, Revista e Jornal impressos) tudo quanto diga respeito a um assunto contratado. O assunto está descrito no Dicionário Aurélio como "atividade ou serviço profissional de recorte de matéria em jornais e revistas sobre determinado assunto, empresa, pessoa etc.".

O serviço evoluiu, na década de 90, para outros veículos de comunicação, incluindo, nesta pesquisa, a Televisão e o Rádio. Já no final da década de 90 e no início dos anos 2000, a Internet veio para agregar ainda os sites de conteúdo e os canais de notícia. O resultado, antes impresso, também evoluiu para meios eletrônicos: fitas K7, fitas de vídeo, CDs e, desde 2002, a banda larga.

Esse serviço é oferecido apenas à área de Comunicação?

Mesmo sendo mais utilizado por profissionais de Comunicação, o clipping atende muito bem a outras áreas dentro de uma empresa.

  1. Arquivo histórico, vinculado à área de Recursos Humanos ou de Assuntos Corporativos: geralmente essas áreas adquirem matérias com diretores, lançamentos de produtos etc...
  2. Departamento Jurídico: o interesse aqui é ter acesso a um comentário de especialista que auxilie na composição de processos judiciais, ou de matérias que tenham gerado jurisprudência
  3. Recursos Humanos: para ilustração em cursos.

Enfim , o serviço de clipping é muito útil para várias áreas de uma empresa.

O clipping concorre com outros veículos de comunicação?

Não. Qualquer veículo de comunicação é, na verdade, a matéria prima do clipping. Uma vez divulgada, a informação seja em que veículo for, torna-se pública. A partir daí é que nasce o clipping. Ele permite que uma empresa, um artista ou pessoa pública acompanhe tudo o que sai na mídia referente a eles, seus produtos e ações.

Então, eu não posso comprar novela?

Na TV Clipping Maringá, não. Nem fitas ou cds com programas do tipo novela, seriado, filmes etc. Nosso trabalho é para monitoramento de matérias jornalísticas, debates, entrevistas e monitoramento de comerciais e merchandising. Neste caso, se o anunciante ou concorrente deseja conferir uma ação de merchandising dentro de um programa de entretenimento ou novela/seriado, editamos apenas as cenas do merchandising e cortamos o restante da trama. Não oferecemos capítulos inteiros.

Quais as vantagens de se contratar serviços de clipping?

Lembra-se da famosa frase "tempo é dinheiro?" Ela se aplica direitinho como vantagens do clipping. Agilidade e custo de tempo e dinheiro são as maiores vantagens. A empresa fornecedora de serviços de clipping assina publicações de todo o território nacional, tem acordos com TVs a cabo e precisam investir em tecnologia para acompanhar quase que online os resultados divulgados pela Internet. Além disso, as empresas de clipping contratam funcionários para acompanharem esses veículos todos, lendo ou vendo e ouvindo tudo e separando tudo o que disser respeito ao que um cliente contratou. Há empresas que, além do clipping propriamente dito, ainda oferecem o serviço de análise qualitativa e/ou quantitativa do material clipado.

Há uma corrente que afirma que clipping é pirataria. Isso é verdade?

Não. A atividade de clipping baseia-se no conceito de Reprodução definido pela lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. É ela que trata, em seu artigo 5º, da questão dos direitos autorais, definindo em cada item o que é o que. (Veja abaixo)

  • Publicação: consiste no oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito do autor por qualquer forma ou processo.
  • Transmissão ou emissão é a difusão de sons ou de sons e imagens, por meio de ondas radioelétricas; sinais de satélite; fio, cabo ou outro condutor; meios óticos ou qualquer outro processo eletromagnético.
  • Reprodução, que é a essência do clipping, é a cópia de um ou vários exemplares de uma obra literária, artística ou científica ou de um fonograma, de qualquer forma tangível, incluindo qualquer armazenamento permanente ou temporário por meios eletrônicos ou qualquer outro meio de fixação que venha a ser desenvolvido.

Em seu Capítulo IV , há um artigo que refuta de vez qualquer comentário nesta direção: Das limitações aos Direitos Autorais Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos."

Portanto, como você recebe o clipping constando fonte, data de publicação e página ou seção em que foi veiculada, fica garantida a legalidade da ação.

Isso quer dizer que eu posso colocar a fita ou CD que adquiri de uma clipadora para rodar na minha loja ou escritório, mostrando a matéria ou imagem do meu produto contidos no clipping?

Sim, desde que a exposição seja gratuita e a fonte mencionada.

O mesmo serve para uma matéria clipada e digitalizada sobre minha empresa, disponibilizada no meu site como conteúdo?

Sim, conforme a lei acima mencionada.

E se essa matéria fizer parte de um programa inteiro, do qual, se retirada apenas ela, retira do cliente a noção do contexto em que foi publicada? Posso comprar esse programa todo?

Desde que não seja novela ou seriados, a fita deverá ser utilizada apenas para uso particular, para fins de pesquisa ou arquivo. Se o cliente final reproduzir ou publicar este material na íntegra, estará sujeito às sanções da lei de direitos autorais.


Fonte: CBM - Cia Brasileira de Monitoramento de Informações. Site: www.cbm.inf.br

Jornalista responsável: Vany Laubé.

TV Clipping Maringá

Rua Pion. Domingos Salgueiro, 1415 - Sobreloja esquina com Av. Carlos Borges

Jardim Guaporé - CEP 87060-230 - Maringá - Paraná

Telefones: (44) 3227-9674 / (44) 9961-6186 (De Paula) / (44) 9919-3260 (Simone)

E-mail: tvclippingmaringa@gmail.com

© 2002 - 2010 TV Clipping Maringá. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por William Web Designer